O modelo intervencionista e medicalizado do invenção vem gerando inúmeras discussões e consideração dos profissionais da Tocologia, tanto na humanização de assistência quanto na reconhecimento de costumes tidas como violência obstétrica, rotineiras em algumas instituições.

 

Veja aqui o que é auriculoterapia.

 

1 Pesquisa retrospectivo norte-americano analisou 7.296.363 partos de 3 estados, sem problemas, de 37 a 39 semanas, entre os anos de 1995 e 2009 e revelou que mais de 4% dos nascimentos a termo ocorreram antes de a mulher começar o trabalho de invenção (TP) e sem recomendação médica, o que contém as induções e / ou cesarianas.2 Outro pesquisa 3, executado no Brasil, mostrou que a cesárea é realizada em 52% dos nascimentos, sendo que, no setor individual, o algarismo amplifica para 88%. Não obstante, a orientação da Disposição Mundial da Saúde (OMS) é de que apenas 15% dos partos sejam realizados por meio desse técnica cirúrgico.

 

photo

 

A mulher pode ser assistida de maneira a protagonizar o seu invenção, considerando que a preparação é um lanço fisiológico e natural da sua imagem. Alguns autores vêm propondo costumes integrativas e complementares (PIC)4,5, que autenticam ter a humanização da assistência ao invenção e o conforto à parturiente e, dessa maneira, certificar-se as boas costumes obstétricas recomentadas pela OMS.6

 

Na Medicina clássico chinesa (MTC), algumas terapias substituem ou são usadas de maneira complementar ao tratamento médico assente. A terapia chinesa com picada de agulhas, a auriculoterapia e a acupressão são algumas dessas terapias. A auriculoterapia é usada no tratamento de distintos disfunções do corpo e para analgesia, a partir de estímulos em pontos reflexos da orelha. Essa terapia visa conformizar as utilidades de órgãos e entranhas e enfermidades físicas e mentais, por meio do indireto que o provocação em seus pontos executa sobre o sistema nervoso central.7

 

Alguns pesquisas avaliaram os efeitos da auriculoterapia na dor crônica, como mostrou uma reconsideração sistematização.8 Nos resultados apresentados, a auriculoterapia diminuiu a intensidade da dor, especificamente para dor cafangar crônica e dor de cabeça tensional crônica. Outra reconsideração 9 buscou as provas do utilização da auriculoterapia com sementes de vaccaria ou microesferas rígidas no tratamento da falta de sono.

 

Este pesquisa mostrou que a auriculoterapia é benéfica no tratamento em oposição a a falta de sono primária, com benefício na qualidade e tempo de sono. Não obstante, essas revisões da bibliografia 8,9 sugerem que são importantes ensaios clínicos randomizados (ECR) com mais aspereza metodológico para avaliar a eficiência da referida terapia.

 

photo

 

A auriculoterapia tem alguns pontos descritos para o tratamento de distócias obstétricas, na incentivo do invenção e na diminuição do tempo expulsivo,7,10 que são capazes de ser uma alternativa ao prestador de afazeres autorizado às parturientes. Não obstante, a usura de pesquisas nessa indivíduos limita o determinação dessa terapia na execução obstétrica. Nesse entrecho, esse pesquisa teve por propósito avaliar os efeitos da auriculoterapia de maneira não invasiva sobre o tempo de TP e na tarifa de cesárea.

 

PRINCÍPIOS

 

Trata-se de treinamento cirurgião controlado, randomizado e semelhante, executado de abril de 2015 a junho de 2016. Esse pesquisa é procedente de um projeto maior, que teve como desfechos secundários da auriculoterapia a duração do TP e a tarifa de cesárea.

Os sujeitos foram 102 gestantes admitidas em um hospital público terciário e de treino, situado no interior do estado de São Paulo, Brasil, para assistência ao invenção. Foram incluídas mulheres de qualquer idade ou paridade, a começar por 37 semanas de preparação, em TP involuntário, induzido e / ou havido, com dilatação ≥ 4 cm, duas ou mais contrações em 10 min, com pele sincero no pendão auricular e fulano feto estivesse visível, em apresentação cefálica de alcantil e com boas condições de vida. Foram excluídos os casos com dilatação ≥ 7 cm, pré-eclâmpsia dramático, placenta prévia, cesárea antepositivo ou recomendação imediata desse técnica cirúrgico.

 

 

O palpite amostral foi executado com o propósito de comparar os categorias em correlação à mudável duração do TP. Foi considerado o princípios colocado para um modelo de ANOVA; as estimativas das médias da mudável para cada um dos categorias e o desvio-padrão do atrasado médio do engano do modelo teve por base um pesquisa prévio 5 sobre os efeitos da acupressão na duração do TP; diferença de 407,04 min do tempo de TP. Além disso, foi assumido nível de significância aproximado a 5% e quantidade de teste de 80% nos cálculos amostrais. O palpite resultou em uma amostra de 33 pessoas por grupo, do completo de 99 pessoas.

 

 

 

 

O tratamento indicado a cada membro foi a partir de alocação oculta, produzida por envelopes opacos, selados e numerados sequencialmente pelo site e distribuídos em 3 categorias: auriculoterapia com microesferas de cristais polido de 1,5 mm ( grupo interferência – GI), auriculoterapia com microesferas de vidro – estas de baixo esforço – ( grupo placebo – GP) e grupo-controle (GC). Os envelopes foram abertos pelo cientista essencial depois de a introdução da parturiente no pesquisa. Isto foi realizado na figura de 2 colaboradores da elemento não integrantes do pesquisa e que não prestaram assistência às parturientes. O pesquisa utilizou o princípios triplo-cego; nesse intuito, nem sequer as parturientes do GI e GP nem sequer a equipe de cinco avaliadores (técnicos de enfermagem) que anotaram os resultados do pesquisa, tampouco os profissionais que prestavam assistência e poderiam controlar nos desfechos do TP ( incentivo / condução ou via de invenção ), sabiam a que grupo cada membro pertencia. Não obstante, no alcoviteiro grupo, que recebeu atendimento genérico da elemento (GC), não foi possível cegar as integrantes, por causa de às próprias qualidades do pesquisa.

 

Para a coleta de dados sociodemográficos e clínicos foi planejado um utensílio domesticado à avaliação de utilidade de conteúdo realizada por cinco juízes com experiência na especialidade de Tocologia e / ou na MTC. Os questionários sucessivamente foram identificados com um algarismo e seus respectivos categorias com uma caráter, mantendo o cegamento para as análises conduzidas por profissional estatístico.

 

Para o GI foram usados os seguintes pontos de acordo com o catálogo auricular chinês: i) shenmen, que predispõe o torso cerebral e o córtex a ganhar, condicionar e codificar os reflexos auriculares; ii) útero, que é recomendado nas modificações ginecológicas e obstétricas, na incentivo do invenção, diminuição do tempo expulsivo e diminuição da dor no pós-parto; iii) setor de neurastenia, recomendado para o tratamento da impaciência ; iv) endócrino, que regula as utilidades das glândulas de eliminação endógenas e é utilizado em distúrbios ginecológicos, entre outros. Estes pontos foram baseados na execução clínica e em pesquisas prévios7,10, ilustrados na Figurante 1 ( destaque em branco ).